Tesouro Nacional leva Eco Invest Brasil à COP30 — Ministério da Fazenda

O Programa Eco Invest Brasil será o principal destaque do Tesouro Nacional na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA). Ao longo da Conferência, serão realizadas três agendas oficiais dedicadas à iniciativa, organizadas em parceria entre os Ministérios da Fazenda (MF) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Entre elas, está o lançamento do 4º Leilão do Programa, com foco especial na Amazônia. 

Além do lançamento, as demais atividades irão promover debates sobre instrumentos financeiros verdes e modelos de financiamento para mitigação e adaptação climática. Para o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, a COP30 representa uma oportunidade estratégica para ampliar o alcance do programa e aprofundar diálogos internacionais sobre financiamento climático. 

“O Eco Invest Brasil prova que é possível captar recursos privados para financiar a transição ecológica com segurança e eficiência. Em menos de um ano, mais de R$ 75 bilhões já foram mobilizados para impulsionar projetos sustentáveis, o que coloca o Brasil como referência global nessa agenda. Estar na COP30 é uma oportunidade de compartilhar essa experiência e mostrar que modelos como o nosso podem ser adaptados por outros países emergentes”, afirmou Ceron. 

Ainda segundo o secretário, a participação na Conferência permitirá aproximar potenciais investidores e delegações internacionais dos mecanismos disponíveis no Brasil, como a proteção cambial (hedge cambial) incorporada no 3º Leilão, além de ampliar o acesso de empresas e startups verdes às possibilidades ofertadas pelo programa.

Programação do Eco Invest Brasil na COP 30

EVENTOS BLUE ZONE

  • Lançamento do 4º Leilão do Eco Invest Brasil: Mecanismo financeiro inovador para alavancar a Bioeconomia no Brasil

14/11, 13h45 – Sala Sumaúma

Objetivo: Lançar o 4º Leilão do Eco Invest Brasil, com foco na Amazônia e no fortalecimento da bioeconomia.

  • Finanças sustentáveis para Transformação Ecológica: Taxonomia e Eco Invest Brasil

15/11, 13h45 – Sala Sumaúma

Objetivo: Abordar como a Taxonomia Sustentável Brasileira e o Programa Eco Invest Brasil fortalecem a credibilidade e a transparência dos investimentos verdes.

  • Eco Invest Brasil: Mobilizando capital privado para transformação verde do país

15/11, 17h, sala 6 – Agenda de Ação

Objetivo: Apresentar os resultados alcançados pelos leilões do Eco Invest Brasil e aprofundar o debate sobre o 4º Leilão, com foco na região Amazônica.

Link da noticia – Ministério da Fazenda