Ministério da Fazenda recebe a diretora executiva do Fundo Verde do Clima, Mafalda Duarte — Ministério da Fazenda

15/07/2025 - Reunião com Mafalda Duarte, Diretora Executiva do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund, GCF)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu na última terça-feira (15/7) com a diretora executiva do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund – GCF), Mafalda Duarte. A visita da representante do GCF ao país, entre os dias 14 e 17 últimos, teve como foco principal o apoio à COP30 e o fortalecimento da parceria com o País para impulsionar o financiamento climático, em especial no contexto da atualização do Programa País junto ao GCF. Incluiu, também. na agenda, reuniões com outros dois ministros que representam os pilares do desenvolvimento sustentável no Brasil:  a ministra do  Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Durante o encontro com o ministro da Fazenda, foram discutidas oportunidades de atuação do GCF para alavancar investimentos alinhados aos objetivos climáticos do Brasil e ao Plano de Transformação Ecológica – Novo Brasil, com destaque para o papel catalítico do Fundo na mobilização do setor privado e na viabilização de soluções financeiras inovadoras.

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, a embaixadora Tatiana Rosito, também se encontrou com Mafalda Duarte no dia 14 de julho, durante reunião no BNDES no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram discutidas sinergias entre o GCF, instrumentos de capital de risco e a articulação com a Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP). Na ocasião, a secretária também participou de evento com a sociedade civil organizado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), no qual foram debatidas as perspectivas de financiamento climático no contexto da COP30 e do legado pós-2025.

O GCF destacou seu total alinhamento com a agenda do Círculo de Ministros de Finanças da COP30 e reiterou o interesse em anunciar novas iniciativas com o Brasil durante a Conferência, contribuindo para o fortalecimento do papel do país como líder no financiamento climático internacional.

Articulação política climática

A visita reforça o papel do Ministério da Fazenda na articulação da política climática sob a ótica econômica e financeira e, especialmente, na sua função como Autoridade Nacional Designada (AND) do Brasil junto ao GCF.

A atualização do Programa País está sendo conduzida pela Secretaria de Assuntos Internacionais (Sain/MF), com o objetivo de priorizar investimentos dedicados ao Brasil, de maior escala e impacto, que integrem mitigação, adaptação e inclusão socioeconômica. O alinhamento entre as prioridades nacionais e a atuação do GCF é fundamental para ampliar a eficácia dos investimentos e contribuir para a construção de um legado concreto da COP30.

Link da noticia – Ministério da Fazenda