Ministério da Fazenda inicia seminário sobre governança, riscos, controles e integridade em Brasília — Ministério da Fazenda

Na solenidade de abertura, Dany Secco, presidente do Comitê da Fazenda, destacou a importância do seminário como espaço de diálogo e troca de experiências – Foto: GemeosFotografia
Na solenidade de abertura, Dany Secco, presidente do Comitê da Fazenda, destacou a importância do seminário como espaço de diálogo e troca de experiências – Foto: GemeosFotografia

O Ministério da Fazenda abriu na manhã desta quarta-feira (20/8) o 1º Seminário de Governança, Risco, Controle e Integridade – FAZ GRCI, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Promovido com apoio institucional do Banco do Brasil, o evento reuniu representantes do Governo Federal, especialistas e lideranças para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da cultura de integridade, da gestão de riscos, dos controles internos e da governança no setor público.

O presidente do Comitê de Gestão de Riscos e Controles Internos e do Comitê Gestor de Integridade do Ministério da Fazenda, Dany Secco, destacou na solenidade de abertura a importância do seminário como espaço de diálogo e troca de experiências, reforçando o papel das instituições na consolidação de práticas voltadas à integridade e à governança.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo professor Mário Spinelli, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e auditor federal de Finanças e Controle. Ele abordou o tema “Integridade como inovação institucional: superando o formalismo”. Spinelli destacou a evolução dos programas de integridade no Brasil, que tiveram origem no setor privado e ganharam impulso com a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Ele falou ainda sobre a ampliação do conceito para incluir aspectos como prevenção ao assédio, combate à discriminação e proteção de dados pessoais, reforçando a necessidade de constante inovação e adaptação das instituições públicas e privadas.

A programação da manhã foi concluída com o painel “Reforma administrativa e integridade pública”, que contou com a participação da procuradora-geral da União, Clarice Costa Calixto, e do secretário extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Francisco Gaetani, sob a mediação do corregedor do Ministério da Fazenda, Antônio Carlos Vasconcelos Nóbrega.

A procuradora-geral Clarice Costa ressaltou que o fortalecimento da integridade e da governança vai além de regras formais, exigindo uma cultura institucional de ética e transparência.

O mediador Antônio Carlos Vasconcelos reforçou que a análise do contexto, das decisões dos servidores e da consensualidade contribui para a construção de uma cultura de integridade e ética no serviço público.

O secretário Francisco Gaetani destacou que a transformação do Estado depende do aprimoramento institucional e de estratégias estruturadas, que permitam organizar o debate sobre problemas estruturais e construir consensos possíveis.

As atividades do 1º Seminário de Governança, Risco, Controle e Integridade – FAZ GRCI seguem até esta quinta-feira (21/8) e podem ser acompanhadas pelo YouTube do Ministério da Fazenda.

Acompanhe a programação dos dois dias do Seminário de Governança, Risco, Controle e Integridade


Confira a abertura do seminário e as atividades da manhã do primeiro dia de debates

Link da noticia – Ministério da Fazenda