Ministério da Fazenda apresenta iniciativas de economia circular na Expo Catadores 2025 — Ministério da Fazenda

A Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria de Política Econômica (SPE/MF) do Ministério da Fazenda marcou presença na Expo Catadores 2025, o maior encontro de catadores do mundo, realizada nos dias17, 18 e 19 de dezembro. Foram três dias de escuta, diálogo e troca de experiências voltados à construção de soluções com equilíbrio ambiental, social e econômico.

A participação ocorreu por meio da Promoção da Economia Circular para a Transformação Econômica Socioecológica (PromEC), iniciativa da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e implementado pelo Ministério da Fazenda em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A Estratégia Nacional de Economia Circular (Enec) também esteve presente no estande do Ministério.  A Enec busca promover a transição do modelo de produção linear para uma economia circular, de modo a incentivar o uso eficiente dos recursos naturais e das práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.

O estande recebeu a visita do ministro Fernando Haddad e da comitiva presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conheceu as iniciativas apresentadas.

Ampliação da Economia Circular

O PromEC atua em quatro frentes: implementação e aprimoramento de políticas públicas; fomento de novos modelos de negócio circulares; ampliação do acesso a financiamento para criação de negócios circulares e fortalecimento da governança participativa. As ações têm como objetivo aumentar a produtividade, gerar empregos de qualidade e reduzir desigualdades.

Para 2026, estão previstas diversas atividades, entre elas:

  • Taxonomia da Economia Circular no Brasil;
  • Painel de monitoramento nacional;
  • Catálogo de modelos de negócios circulares;
  • Programas de circularidade para indústria e Pequenas e Médias Empresas (PMEs);
  • Apoio na adequação e criação de instrumentos financeiros para economia circular;
  • Divulgação de linhas de crédito e financiamento exclusivo para lideranças femininas;
  • Organização de processos participativos e recomendações para políticas públicas;
  • Articulação e engajamento de organizações da sociedade civil para contribuir com o marco regulatório.

O PromEC é financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ), da Alemanha e conta com  apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Sebrae; e Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Link da noticia – Ministério da Fazenda