Curso Inteligência Emocional [Gratuito]
A gestão emocional é fundamental para a liderança no ambiente de trabalho, permitindo a autogestão das emoções e a mentalidade de crescimento. Com metacognição e gestão emocional, é possível identificar, monitorar e regular os processos cognitivos e expressar emoções de forma funcional para si e a sociedade. A capacidade de autogerir as emoções é crucial para atuar produtivamente e congruentemente na carreira e na vida pessoal.
1. Apresentação
O curso Inteligência Emocional foi desenvolvido em 2020 pela Enap em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB). Diante das competências gerenciais dos níveis técnico e operacional, o conhecimento e a vivência de situações no exercício de liderança em seu ambiente de trabalho são fundamentais. A gestão emocional possibilita a autogestão de emoções, o que permite que se construa um mindset de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e na vida pessoal. Desse modo, é necessário desenvolver a competência de metacognição e gestão emocional. A metacognição é a capacidade de identificar, monitorar e autorregular os processos cognitivos. A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para si e em sociedade.
Neste curso, você poderá entender o processo da aprendizagem e como se apropriar e comandar recursos internos.
O conteúdo deste curso é estruturado em quatro módulos:
- Módulo 1: Gestão das emoções pessoais.
- Módulo 2: Gestão das emoções nas relações interpessoais.
- Módulo 3: Ambiente de trabalho positivo.
- Módulo 4: Liderança positiva.
2. Público-alvo do curso inteligência emocional
O curso Inteligência Emocional destina-se gestores e servidores que, em posição de liderança, necessitam conhecer e executar estratégias para lidar com emoções pessoais e interpessoais no trabalho, na gestão de equipes e pessoal. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.
3. Carga horária e período de disponibilidade
O curso possui carga horária de 50 horas. O prazo para a realização do curso, isto é, seu período de disponibilidade, começa a ser contado a partir do dia da sua inscrição.
Para verificar o período de disponibilidade dessa formação, siga as orientações:
- Acesse https://www.escolavirtual.gov.br.
- No canto superior direito, utilize o botão “Entrar” para fazer login na Secretaria Virtual da EV.G.
- No canto superior direito, acesse o seu nome.
- Em “Meus Cursos”, escolha a opção “Em Andamento”.
- Na página que será aberta, você obterá a informação sobre o período de disponibilidade do curso, bem como suas datas de início e término, a carga horária e nota mínima exigida para a aprovação.
Observação: o período do curso não é prorrogado, portanto, busque se organizar fazendo um cronograma de estudos para o cumprimento de todas as atividades. Lembramos que, após o encerramento, não será possível acessar o ambiente do curso.
Caso seja necessário, é possível cancelar/trancar a inscrição no curso seguindo as orientações disponíveis no nosso site, na aba: Perguntas Frequentes.
4. Objetivos do curso inteligência emocional
O objetivo do curso é oferecer, aos gestores e servidores, insumos sobre gestão das emoções pessoais para incentivar e apoiar o relacionamento interpessoal e o desempenho da equipe no contexto profissional.
Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso!
Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de:
- Listar os principais conceitos relacionados a inteligência emocional no dia a dia;
- Reconhecer a importância da inteligência emocional no dia a dia;
- Reconhecer a importância da metacognição para a autogestão emocional;
- Reconhecer a importância do autoconhecimento e as diferentes manifestações das emoções pessoais;
- Classificar os conceitos de autogestão e as manifestações das emoções quanto positivas e negativas;
- Executar as estratégias para lidar com as emoções pessoais;
- Identificar estratégias complementares quando as emoções são recorrentes;
- Recordar as estratégias para praticar a resiliência;
- Listar os benefícios da prática de mindfulness;
- Reconhecer a importância dos relacionamentos positivos e seus benefícios;
- Reconhecer os desafios pessoais ao lidar com as diferenças;
- Reconhecer os desafios pessoais ao lidar com as emoções dos outros;
- Reconhecer práticas para lidar com as emoções nas relações interpessoais;
- Executar estratégias de aplicação das emoções positivas como recurso para mudar situações;
- Executar estratégias de comunicação que facilitem as relações interpessoais;
- Listar os comportamentos e práticas relacionados à felicidade no trabalho;
- Listar os fatores que favorecem as experiências pessoais de engajamento;
- Reconhecer a importância do propósito na vida e no trabalho;
- Listar os princípios relacionados aos motivadores comportamentais;
- Reconhecer a importância da liderança pessoal independente do papel profissional;
- Reconhecer o papel da liderança formal frente à inteligência emocional da equipe;
- Reconhecer práticas da liderança positiva em benefício da equipe;
- Reconhecer a importância da prática contínua para o desenvolvimento em inteligência emocional e liderança.
5. Metodologia
Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.
Início de destaque importante.Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Deve estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
Fim de destaque importante.
Em caso de dificuldades, o participante poderá verificar as orientações disponibilizadas no nosso site, na aba: Perguntas Frequentes.
6. Atividades e Avaliações
Você possui uma tentativa para realizar as atividades avaliativas do curso. Não há tempo limite para realizá-las.
O quadro a seguir apresenta as atividades do curso e suas respectivas pontuações.
ATIVIDADES | NOTA MÁXIMA |
---|---|
Módulo 1: Gestão das emoções pessoais | |
Estudo do conteúdo – Módulo 1 | Atividade não pontuada |
Exercício avaliativo – Módulo 1 | 25 pontos |
Módulo 2: Gestão das emoções nas relações interpessoais | |
Estudo do conteúdo – Módulo 2 | Atividade não pontuada |
Exercício avaliativo – Módulo 2 | 25 pontos |
Módulo 3: Ambiente de trabalho positivo | |
Estudo do conteúdo – Módulo 3 | Atividade não pontuada |
Exercício avaliativo – Módulo 3 | 25 pontos |
Módulo 4: Liderança positiva | |
Estudo do conteúdo – Módulo 4 | Atividade não pontuada |
Exercício avaliativo – Módulo 4 | 25 pontos |
Módulo de Encerramento | |
Avaliação de Satisfação com o Curso | Atividade não pontuada |
Total de pontos do curso | 100 pontos |
7. Certificado do curso inteligência emocional
Para ser considerado concluinte e emitir um certificado, é preciso obter 60 pontos no conjunto de atividades obrigatórias.
Início de destaque.
Após conclusão, o certificado estará disponível na Secretaria Virtual da EV.G: https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/certificados.
Fim de destaque.
Caso você tenha atingido a nota para aprovação e queira emitir seu certificado antes da data final do curso, é possível clicar em antecipar a conclusão. Esta ação não poderá ser desfeita e sua nota final será definitiva.
No caso de necessidade de averbação das horas de capacitação junto à instituição, a veracidade do certificado poderá ser verificada na página inicial da Escola Virtual, mais especificamente no campo Validar Certificado. Para realizar esse procedimento, não é necessário possuir senha de acesso à Escola Virtual.
Atenção!
A emissão do certificado estará disponível somente se a nota mínima exigida e os demais requisitos para aprovação tiverem sido atingidos. Consulte todas as informações do Guia do Participante antes de tentar emitir o certificado.
8. Conteudista
Maria Paula Estellita Lins, (Conteudista, 2020).
Lavínia Cavalcanti M. T. dos Santos, (Coordenadora, 2020).
Priscila Campos Pereira (Coordenadora, 2020).
Thiego Carlos da Silva (Designer Gráfico e Implementador, 2020)
Rodrigo Mady da Silva (Desenvolvedor Web, 2020)
Carlos Eduardo dos Santos (Coordenador Web, 2020)
Diretoria de Desenvolvimento Profissional.
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