Curso Inteligência Emocional [Gratuito]

O Gestor

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A gestão emocional é fundamental para a liderança no ambiente de trabalho, permitindo a autogestão das emoções e a mentalidade de crescimento. Com metacognição e gestão emocional, é possível identificar, monitorar e regular os processos cognitivos e expressar emoções de forma funcional para si e a sociedade. A capacidade de autogerir as emoções é crucial para atuar produtivamente e congruentemente na carreira e na vida pessoal.

1. Apresentação

O curso Inteligência Emocional foi desenvolvido em 2020 pela Enap em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB). Diante das competências gerenciais dos níveis técnico e operacional, o conhecimento e a vivência de situações no exercício de liderança em seu ambiente de trabalho são fundamentais. A gestão emocional possibilita a autogestão de emoções, o que permite que se construa um mindset de crescimento e, a partir disso, a atuação de maneira produtiva e congruente na carreira e na vida pessoal. Desse modo, é necessário desenvolver a competência de metacognição e gestão emocional. A metacognição é a capacidade de identificar, monitorar e autorregular os processos cognitivos. A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para si e em sociedade.

curso Inteligência Emocional

Neste curso, você poderá entender o processo da aprendizagem e como se apropriar e comandar recursos internos.

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O conteúdo deste curso é estruturado em quatro módulos:

  • Módulo 1: Gestão das emoções pessoais.
  • Módulo 2: Gestão das emoções nas relações interpessoais.
  • Módulo 3: Ambiente de trabalho positivo.
  • Módulo 4: Liderança positiva.

2. Público-alvo do curso inteligência emocional

O curso Inteligência Emocional destina-se gestores e servidores que, em posição de liderança, necessitam conhecer e executar estratégias para lidar com emoções pessoais e interpessoais no trabalho, na gestão de equipes e pessoal. Servidores públicos de qualquer esfera e Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso.

3. Carga horária e período de disponibilidade

O curso possui carga horária de 50 horas. O prazo para a realização do curso, isto é, seu período de disponibilidade, começa a ser contado a partir do dia da sua inscrição.

Para verificar o período de disponibilidade dessa formação, siga as orientações:

  1. Acesse https://www.escolavirtual.gov.br.
  2. No canto superior direito, utilize o botão “Entrar” para fazer login na Secretaria Virtual da EV.G.
  3. No canto superior direito, acesse o seu nome.
  4. Em “Meus Cursos”, escolha a opção “Em Andamento”.
  5. Na página que será aberta, você obterá a informação sobre o período de disponibilidade do curso, bem como suas datas de início e término, a carga horária e nota mínima exigida para a aprovação.

Observação: o período do curso não é prorrogado, portanto, busque se organizar fazendo um cronograma de estudos para o cumprimento de todas as atividades. Lembramos que, após o encerramento, não será possível acessar o ambiente do curso.

Caso seja necessário, é possível cancelar/trancar a inscrição no curso seguindo as orientações disponíveis no nosso site, na aba: Perguntas Frequentes.

4. Objetivos do curso inteligência emocional

O objetivo do curso é oferecer, aos gestores e servidores, insumos sobre gestão das emoções pessoais para incentivar e apoiar o relacionamento interpessoal e o desempenho da equipe no contexto profissional.

Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso!

Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de:

  • Listar os principais conceitos relacionados a inteligência emocional no dia a dia;
  • Reconhecer a importância da inteligência emocional no dia a dia;
  • Reconhecer a importância da metacognição para a autogestão emocional;
  • Reconhecer a importância do autoconhecimento e as diferentes manifestações das emoções pessoais;
  • Classificar os conceitos de autogestão e as manifestações das emoções quanto positivas e negativas;
  • Executar as estratégias para lidar com as emoções pessoais;
  • Identificar estratégias complementares quando as emoções são recorrentes;
  • Recordar as estratégias para praticar a resiliência;
  • Listar os benefícios da prática de mindfulness;
  • Reconhecer a importância dos relacionamentos positivos e seus benefícios;
  • Reconhecer os desafios pessoais ao lidar com as diferenças;
  • Reconhecer os desafios pessoais ao lidar com as emoções dos outros;
  • Reconhecer práticas para lidar com as emoções nas relações interpessoais;
  • Executar estratégias de aplicação das emoções positivas como recurso para mudar situações;
  • Executar estratégias de comunicação que facilitem as relações interpessoais;
  • Listar os comportamentos e práticas relacionados à felicidade no trabalho;
  • Listar os fatores que favorecem as experiências pessoais de engajamento;
  • Reconhecer a importância do propósito na vida e no trabalho;
  • Listar os princípios relacionados aos motivadores comportamentais;
  • Reconhecer a importância da liderança pessoal independente do papel profissional;
  • Reconhecer o papel da liderança formal frente à inteligência emocional da equipe;
  • Reconhecer práticas da liderança positiva em benefício da equipe;
  • Reconhecer a importância da prática contínua para o desenvolvimento em inteligência emocional e liderança.

5. Metodologia

Este curso será realizado na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. Para o bom funcionamento de todos os recursos, é fundamental que o navegador utilizado esteja atualizado.

Início de destaque importante.Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável pelo seu aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e automotivacional. Deve estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.

Fim de destaque importante.

Em caso de dificuldades, o participante poderá verificar as orientações disponibilizadas no nosso site, na aba: Perguntas Frequentes.

6. Atividades e Avaliações

Você possui uma tentativa para realizar as atividades avaliativas do curso. Não há tempo limite para realizá-las.

O quadro a seguir apresenta as atividades do curso e suas respectivas pontuações.

ATIVIDADESNOTA MÁXIMA
Módulo 1: Gestão das emoções pessoais
Estudo do conteúdo – Módulo 1Atividade não pontuada
Exercício avaliativo – Módulo 125 pontos
Módulo 2: Gestão das emoções nas relações interpessoais
Estudo do conteúdo – Módulo 2Atividade não pontuada
Exercício avaliativo – Módulo 225 pontos
Módulo 3: Ambiente de trabalho positivo
Estudo do conteúdo – Módulo 3Atividade não pontuada
Exercício avaliativo – Módulo 325 pontos
Módulo 4: Liderança positiva
Estudo do conteúdo – Módulo 4Atividade não pontuada
Exercício avaliativo – Módulo 425 pontos
Módulo de Encerramento
Avaliação de Satisfação com o CursoAtividade não pontuada
Total de pontos do curso100 pontos

7. Certificado do curso inteligência emocional

Para ser considerado concluinte e emitir um certificado, é preciso obter 60 pontos no conjunto de atividades obrigatórias.

Início de destaque.

Após conclusão, o certificado estará disponível na Secretaria Virtual da EV.G: https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/certificados.

Fim de destaque.

Caso você tenha atingido a nota para aprovação e queira emitir seu certificado antes da data final do curso, é possível clicar em antecipar a conclusão. Esta ação não poderá ser desfeita e sua nota final será definitiva.

No caso de necessidade de averbação das horas de capacitação junto à instituição, a veracidade do certificado poderá ser verificada na página inicial da Escola Virtual, mais especificamente no campo Validar Certificado. Para realizar esse procedimento, não é necessário possuir senha de acesso à Escola Virtual.

Atenção!

A emissão do certificado estará disponível somente se a nota mínima exigida e os demais requisitos para aprovação tiverem sido atingidos. Consulte todas as informações do Guia do Participante antes de tentar emitir o certificado.

8. Conteudista

Maria Paula Estellita Lins, (Conteudista, 2020).

Lavínia Cavalcanti M. T. dos Santos, (Coordenadora, 2020).

Priscila Campos Pereira (Coordenadora, 2020).

Thiego Carlos da Silva (Designer Gráfico e Implementador, 2020)

Rodrigo Mady da Silva (Desenvolvedor Web, 2020)

Carlos Eduardo dos Santos (Coordenador Web, 2020)

Diretoria de Desenvolvimento Profissional.

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