Toque de Campainha marca abertura oficial da Semana Mundial do Investidor 2025 — Comissão de Valores Mobiliários

A Semana Mundial do Investidor 2025 (World Investor Week – WIW) começou com o tradicional Toque de Campainha na B3. A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira, 6/10, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal CVM Educacional no YouTube.

Pela CVM, participaram o Chefe de Gabinete da Presidência, Maurício Bulcão Filho, e a Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI), Nathalie Vidual.

20251006-abertura-semana-mundial-investidor-2025-evento-b3-cvm.png
Toque de Campainha na B3 abre a Semana Mundial do Investidor 2025

Agradecemos a todas as pessoas e entidades que viabilizam esse importante evento, especialmente IOSCO, B3, associações e Nathalie Vidual, que comandou os esforços por parte da CVM. Como órgão regulador do mercado de capitais, a nossa principal preocupação é fazer com que a informação chegue ao investidor. Mas também é necessário que o investidor tenha ferramentas para entender e usar essa informação no mercado, o que não apenas gera benefícios para os indivíduos diretamente envolvidos, mas também para a sociedade como um todo – com geração de empregos, crescimento econômico e desenvolvimento social. Ou seja, a educação tem papel fundamental no avanço do mercado de capitais e no futuro do país.

Maurício Bulcão Filho, Chefe de Gabinete da Presidência da CVM

20251006-abertura-semana-mundial-investidor-2025-cvm-mauricio-bulcao-filho-cgp.png
Mauricio Bulcão Filho, Chefe de Gabinete da Presidência da CVM, fala na abertura da WIW 2025

“Nessa edição, trouxemos três temas principais: Tecnologia e Finanças Digitais, Inteligência Artificial e Prevenção a Golpes e Fraudes Financeiras. Esses temas estão todos interligados e se inserem em um contexto mais amplo de digitalização da economia e de uso de tecnologia na oferta de serviços financeiros. Hoje vivemos mais conectados e rodeados de automação. No mundo das finanças também. É possível abrir conta em banco pelo celular, investir a partir de plataformas digitais, receber ofertas de investimento pelo WhatsApp, consumir conteúdo de educação pelas redes sociais e, mais recentemente, a própria Inteligência Artificial já está recomendando carteiras de investimento. E os golpistas, diante desse cenário, se tornam cada vez mais sofisticados, também utilizando tecnologia para enganar pessoas e lesar a poupança popular. Neste ano, a IOSCO reforça que a digitalização, automação e tecnologia estão transformando a forma como as pessoas investem e os serviços financeiros. Isso traz inúmeros benefícios, além de enormes responsabilidades e novos desafios.”

Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI)

A abertura da Semana Mundial do Investidor 2025 contou com a presença de cerca de 100 alunos de escolas públicas (Ensino Médio), representantes de entidades que atuam na promoção da educação financeira no Brasil, além de parceiros e apoiadores. A campanha global, que este ano acontece de 6 a 12/10, é promovida pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) e coordenada, no Brasil, pela Autarquia.

“Precisamos utilizar a educação financeira como ferramenta de prevenção, que é complementar à própria regulação e supervisão, para que seja possível proteger o investidor. É por meio da educação financeira que conseguiremos disseminar a boa informação, e de qualidade. Por fim, deixo aqui o lema desse ano da Semana Mundial do Investidor: Informe-se. Proteja-se.”

Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI)

20251006-abertura-semana-mundial-investidor-2025-cvm-nathalie-vidual-soi.png
Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI) da CVM, discursa na abertura do evento

Programação da WIW 2025

O intuito da Semana Mundial do Investidor é que instituições financeiras, autorreguladores, associações, bolsas de valores, companhias abertas, universidades, escolas, cooperativas, ONGs e outros interessados participem promovendo eventos, atividades educativas e ações de divulgação que disseminem educação financeira e proteção aos investidores.

A CVM participará da campanha com publicações educacionais no blog Penso, Logo Invisto? e um videocast no canal CVM Educacional no Youtube com o tema: Engenharia Social em Golpes Financeiros: onde a Psicologia encontra a Cibersegurança.

A edição 2025 da Semana Mundial do Investidor conta com uma agenda dedicada no site da WIW Brasil, que reúne todos os eventos abertos ao público, além de lançamentos de cursos, episódios de podcast, artigos e publicações. A proposta é que a agenda funcione como um “cardápio” de iniciativas, no qual cada investidor pode escolher os eventos de que deseja participar e os cursos que pretende realizar, de acordo com seus interesses e disponibilidade.

Principais temas da WIW 2025

A 9ª edição da WIW 2025 traz o slogan “Informe-se. Proteja-se” e os principais temas: Tecnologia e Finanças Digitais, Inteligência Artificial (IA) e Prevenção de Fraudes e Golpes. Criptoativos e noções básicas de investimentos também farão parte das atividades e dos debates.

  • Tecnologia e Finanças Digitais: novas tecnologias utilizam algoritmos que podem não levar em conta a tolerância ao risco de cada investidor. Negociações imitativas (imitative trading) ou fracionárias (fractional trading) não substituem a diversificação do portfólio e a adequada preparação para eventos imprevistos.
  • Inteligência Artificial (IA): ferramentas de IA podem aprimorar os serviços financeiros, mas há muitos riscos associados dos quais os investidores precisam estar cientes, incluindo a exploração de dados pessoais.
  • Prevenção de Fraudes e Golpes: os fraudadores são sofisticados e exploram ativamente o comportamento dos investidores para seu próprio ganho financeiro, além de atrair investidores desavisados para golpes que vão do phishing ao pig butchering.

Sobre a WIW

A Semana Mundial do Investidor é coordenada pelo Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO (Comitê 8 – C8) e promovida nos mais de 100 países-membros da organização. A WIW foi lançada em 2017, como projeto piloto, depois de proposta da CVM para desenvolver campanha global para proteção e educação do investidor.

Para mais informações, acesse os sites oficiais:

Link da noticia – CVM