Streaming responde por 99% do faturamento do mercado fonográfico

Streaming responde por 99% do faturamento do mercado fonográfico

 O mercado fonográfico brasílico registrou faturamento de R$ 1,2 bilhão no à frente semestre de 2023, considerando apenas receitas nos formatos do dedo e físico. A subida foi de 12.6%, em confrontação ao mesmo temporada do ano pretérito. Os dados foram divulgados pela Pro-Melodia, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil.

O streaming (transmissão pela internet de áudio e vídeo), com prescrição de R$ 1,181 bilhão, foi o forçoso abonador lã prolongamento do mercado, participando com 99,2% do faturamento totalidade. No streaming, a prescrição evoluiu 12,4% em lista ao à frente semestre de 2022.

As receitas com assinaturas em plataformas digitais somaram R$ 775 milhões, evoluindo 17,8%, enquanto o faturamento gerado por streaming remunerado por publicidade foi de R$ 406 milhões, com flutuação positiva de 3,2%, comparativamente ao verificado nos primeiros seis meses de 2022.

As receitas de vendas físicas tiveram faturamento de R$ 8 milhões, participando com unicamente 0,6% do faturamento da indústria fonográfica brasileira no temporada examinado. No configuração físico, discos de vinil foram o configuração mais comercializado nos seis primeiros meses de 2023, apresentando faturamento de R$ 5 milhões, continuado pela venda de CDs, que atingiram R$ 3 milhões.

Outras receitas digitais, que incluem receitas com download e personalização de telefonia movediço, representaram unicamente 0,2% do totalidade das receitas físicas e digitais, com totalidade de R$ 2 milhões no temporada.

Crescimento

O presidente da Pro-Melodia Brasil, Paulo Rosa, avalia ser substancial que os produtores fonográficos continuem a investir no crescimento artístico e invento de novos talentos musicais, na fabrico, marketing e acessão da canção e dos artistas.

Rosa lembrou igualmente que vem do streaming a quase total dos royalties que artistas e compositores musicais recebem pela distribuição de canção no mercado atual, tal maneira no Brasil porquê no exterior. Embora o algarismo de gravações musicais de várias origens seja quase incalculável nesse exemplar de espalhamento, no Brasil o colecção vernáculo predomina nas plataformas de streaming. Das 50 gravações mais ouvidas pelos usuários de streaming, unicamente uma canção é internacional; as ademais são todas de artistas brasileiros, informou a Pro-Melodia, por ducto de sua assessoria de prensa.

Paulo Rosa afirma que, a zarpar do erecção, pode-se acabar que o mercado fonográfico brasílico segue crescendo em nível salutar e sustentável, “com as gravadoras e distribuidoras que operam no país, nacionais e internacionais, apostando alto no futuro do negócio no Brasil, em benefício de toda a cadeia produtiva da música gravada”.

Geração

A Agregação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), aia em abril de 1958, passou a se cognominar Pro-Melodia Brasil Produtores Fonográficos Associados em 2016.

A entidade representa os interesses comuns aos produtores fonográficos em generalidade, promovendo o mercado de canção gravada em meios físicos ou digitais. A Pro-Melodia Brasil coleta regularmente dados e estatísticas a respeito de o mercado fonográfico brasílico e responde pela emissão dos certificados de venda Ouro, Platina e Diamante, à excepção de alinhavar os gráficos de dados de streaming oficiais da indústria, consolidando as informações fornecidas pelas plataformas Spotify, Apple Music, Napster, Deezer, Amazon Music e Youtube.

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Com informações daAgência Brasil

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