Ministro Fávaro visita terminal de cargas para exportações e importações de animais e de produtos agropecuários em Viracopos

O Gestor

Updated on:

Embratur tem nova plataforma digital para divulgação de dados do setor

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve nesta quarta (11) no aeroporto de Viracopos, onde conheceu a área administrativa, o terminal de carga viva para exportações e importações de animais vivos, como bovinos, suínos e equinos, além dos terminais de carga onde ficam armazenados produtos importados e para exportação.

Fávaro atendeu a um convite da chefia da Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do aeroporto e da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP). Ele esteve acompanhado do secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart.

Durante a visita, a chefe do Vigiagro em Viracopos, Rita Lourenço, explicou que pelo aeroporto de Campinas são transportados cavalos, bois, material genético avícola (pintinhos) e pets. Algumas instalações precisam ser ampliadas, em função do volume de animais vivos em trânsito ter crescido. Segundo ela, alguns ajustes também são necessários e já foram demandados à ABV (Aeroportos Brasil Viracopos), que administra o aeroporto.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Em reunião com o presidente da ABV, Gustavo Müssnich, Fávaro foi informado sobre a situação ainda indefinida sobre a concessão do aeroporto. A empresa desistiu da devolução ao governo federal e aguarda a formalização do processo que permitirá a permanência. Quando a questão jurídica for resolvida, a ABV deve avaliar a possibilidade de investir no terminal alfandegado para importação e exportação dos animais.

Fávaro visitou as instalações e também reforçou que o Mapa vai apoiar nas adequações.

Acompanhado por Rita, Goulart, pelo superintendente Guilherme Campos (SFA-SP) e assessores, o ministro teve a oportunidade de ver cavalos e pintinhos no aeroporto.

De acordo com a ABV, Viracopos é o maior aeroporto do país em valor de cargas – perde apenas para o Porto de Santos – e o quarto maior em volume de passageiros.

Informações à Imprensa
Ana Maio
imprensa@agro.gov.br

Link da matéria

O que você achou?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x