Mercado financeiro hoje: precatórios e arrecadação abrem semana

O Gestor

Cotações de ações na bolsa de valores. Foto: Pixabay

A semana traz uma agenda mais carregada, com dados da arrecadação federal, IPCA-15 de novembro e sessão extraordinária virtual para julgar a ação que trata da regra de pagamento dos precatórios, além dos números do Governo Central de outubro e votação no Senado do projeto que regulamenta as apostas esportivas.

Lá fora, destaque para discursos dos presidentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey. São esperados ainda o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do terceiro trimestre, Livro Bege e PCE dos Estados Unidos, vendas no varejo da Alemanha, CPI da zona do euro, PMIs da China, Europa e EUA.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

As atenções também estarão na reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).

+ 7 fatos e frases que resumem a quarta semana de novembro

+ Felipe Salto: governo precisa mostrar capacidade de cumprir metas de equilíbrio das contas

EUA, Europa, Japão e China

O tom é de cautela nos mercados internacionais em semana de indicadores importantes, como PIB e Livro Bege dos Estados Unidos, que ajudarão a ajustar as expectativas para a política monetária do Fed.

Em outros países a política monetária também está no radar. O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou em entrevista que a “próxima etapa” na missão para levar a inflação à meta de 2% será dura.

O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, afirmou nesta segunda-feira que o banco central não pode ainda dizer com convicção que a meta de 2% de inflação no país será atingida de modo sustentável e estável. “Temos visto alguns sinais positivos nos salários e na inflação. Mas há incerteza elevada sobre se este ciclo se fortalecerá”, disse Ueda, no Parlamento japonês.

Na China, o lucro de grandes empresas industriais da China subiu 2,7% na comparação anual de outubro, marcando o terceiro mês consecutivo de alta, segundo dados publicados hoje pelo instituto de estatísticas do país (NBS, pela sigla em inglês). Em setembro, porém, o lucro industrial havia mostrado expansão anual mais forte, de 11,9%.

+ Sinais mistos: o que está acontecendo com a economia da China e como isso afeta o Brasil?

Foco nos precatórios

No Brasil investidores devem estar atentos ao julgamento dos precatórios no STF. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem apontado a importância de o processo ser julgado ainda neste mês pela Corte. O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, explicou na semana passada que, caso o STF consiga finalizar a análise da ação até o fim de novembro, seria possível quitar ainda neste ano um estoque de precatórios de cerca de R$ 95 bilhões calculado pela pasta – no caso de a Corte seguir o entendimento atual do governo.

A ação no Supremo questiona a constitucionalidade de uma emenda aprovada em 2021 que alterou a sistemática de pagamento dessas dívidas. E lideranças partidárias da Câmara não descartam incluir o veto do presidente Lula à desoneração da folha de pagamento de 17 setores na pauta da sessão conjunta do Congresso prevista para esta semana.

+ Tudo sobre precatórios

Quer saber mais sobre como investir? Confira esse curso gratuito no Hub de Educação da B3.

Link da matéria

O que você achou?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x