Mapa e ApexBrasil promovem o Encontro Nacional do Agro e 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros — Ministério da Agricultura e Pecuária

O Gestor

Mapa e ApexBrasil promovem o Encontro Nacional do Agro e 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros — Ministério da Agricultura e Pecuária

Com objetivo de promover diálogo entre entidades setoriais e representantes do governo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizam, em Brasília, o 1º Encontro Nacional do Agro e 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros.

Na abertura dos Encontros, nesta sexta-feira (24), o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, destacou o trabalho do Governo Federal para a retomada das relações comerciais e que os adidos agrícolas são primordiais para as boas relações comerciais. “Este ano está sendo muito bom para o Brasil, as exportações do agro cresceram consideravelmente e o país vem fazendo um papel importantíssimo no agronegócio mundial”, disse.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Além disso, Perosa explicitou que o trabalho dos adidos dentre as suas atribuições desenvolve estudos que ajudam a direcionar a estratégia de atuação do Mapa na área de promoção comercial e tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Com o tema ‘Resultado das Exportações e Estratégias para 2024’, o evento conta com a participação de presidentes e diretores de mais de 20 entidades setoriais, autoridades do governo e adidos agrícolas de todos os postos no exterior a fim de fomentar a discussão para potencializar o papel do agronegócio brasileiro no cenário mundial.

“Nosso objetivo com esse encontro é estreitar ainda mais a cooperação com o Mapa e com as entidades representantes do setor privado para traçar estratégias conjuntas que maximizem esse potencial. Para o próximo ano, queremos garantir a abertura de novos mercados e consolidar a reputação do agro brasileiro sustentável e confiável”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Além da abertura, o evento também contou com a realização de seis painéis sobre grãos, fibras e frutas; os desafios da indústria alimentícia de alto valor agregado; a imagem do agro brasileiro no mercado internacional; pecuária e pets; proteínas; e energias renováveis.

Participaram também o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o secretário substituto de Políticas Agrícolas, Wilson Vaz e demais autoridades e representantes do setor.

Relações internacionais

Os adidos agrícolas são responsáveis por atuar na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio brasileiro e são peças fundamentais na identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de cooperação entre o Brasil e outros países.

Atualmente, estão presentes em 27 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Delbraspar/Paris, Egito, Estados Unidos, FAO/Roma, Índia, indonésia, Japão, Marrocos, México, OMC/Genebra, Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia, UE/Bruxelas e Vietnã.

O secretário Roberto Perosa ainda evidenciou que até novembro de 2023 foram abertos 65 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro.

e8655851 4ef6 41d6 b13d 27fbfa1822f1
Mercados abertos

“É preciso ter um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender as demandas de cada um desses novos clientes e a ApexBrasil é parceira fundamental nesse processo”, afirmou o secretário sobre o trabalho da ApexBrasil no processo de abertura de mercados.

Informações à Imprensa
Victória Cruz
imprensa@agro.gov.br

Link da matéria

O que você achou?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x