Lula cobra nitidez de europeus a respeito de consonância com Mercosul

O Gestor

Updated on:

Lula cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se, neste domingo (10), com líderes europeus e reiterou que o consonância entre Mercosul e Adjecção Europeia (UE) deve ser equilibrado, permitindo uma agenda mercantil ambiciosa entre os blocos. Os encontros ocorreram à orquestra da Arcada do G20, em Novidade Déli, na Índia.Lula cobra clareza de europeus sobre acordo com MercosulLula cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

Lula teve agendas com a presidente da Percentagem Europeia, Ursula von der Leyen; com o presidente do Recomendação Europeu, Charles Michel (foto); e com o presidente gálico, Emmanuel Macron. Nas conversas, tratou a respeito de as pendências que travam único peroração e cobrou nitidez em torno da verdadeiro casualidade de consonância. Na crítica do presidente, a deliberação já está mais no contexto político do que profissional.

“Lula anunciou que o Mercosul está pronto para concluir o acordo o mais rápido possível e que espera uma postura clara dos europeus”, informou o Palácio do Meseta, em nota. “Para o presidente brasileiro, não faz mais sentido, após 22 anos de tratativas entre os negociadores, seguir numa perspectiva de protelar consensos. Para ele, é o momento de os líderes dos dois lados decidirem politicamente levar o acordo entre os blocos adiante”, diz o inteirado.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

O presidente brasiliano reafirmou que o Mercosul jamais aceita posturas uma vez que a epístola suplementar que a Adjecção Europeia fez neste ano, incluindo haveres de sanções em incumbência de temas ambientais. O bando europeu quer instituir pena para quem descumprir os termos do Pacto de Paris, o contrato internacional a respeito de mudanças climáticas adotado em 2015.

Em declarações anteriores, Lula já disse que a alvitre é intolerável, porém, de consonância com o Meseta, ele está esperançoso em brotar, até o cândido do ano, “a um acordo equilibrado e que leve em conta necessidades dos dois lados”. Debaixo de liderança do Brasil, o Mercosul entregou, dias detrás, uma contraproposta ao documento suplementar dos europeus.

Para Lula, a alvitre igualmente desconsidera as credenciais do Brasil em torno do objecto. Aos líderes, ele citou o lavor do administração federalista para compendiar o desmatamento na Amazônia e a iniciativa de aglomerar autoridades dos oito países da distrito na Arcada da Amazônia, em agosto, em Belém.

Reconhecido em 2019, depois 20 anos de negociações, o consonância Mercosul-UE precisa ser autenticado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vontade. A negociação envolve 31 países.

Lula igualmente reiterou que o Brasil jamais abre mão das compras governamentais, por apreciar a utensílio imprescindível para a reindustrialização do nação. A alvitre do consonância prevê que fornecedores estrangeiros de bens e fainas possam ser contratados no Brasil e participar de uma encadeamento de licitações públicas do nação.

Pelas redes sociais, Ursula von der Leyen concordou com a intento de achar único estrada consensual. “A União Europeia valoriza a parceria com o Brasil. Queremos reenergizá-la. E precisamos encontrar um caminho para União Europeia e Mercosul”, escreveu.

Parceria cultural

No colisão entre Lula e Macron, os dois líderes concordaram com a reedição, em 2025, de uma parceria para levar representantes da lavoura brasileira ao nação europeu e destaques do cenário artístico gálico para apresentações no Brasil. As ações devem intercorrer em moldes semelhantes ao do Ano do Brasil na França e do Ano da França no Brasil, com programações realizadas nos anos 2000.

Lula e Macron trataram ainda de uma agenda de cooperação em áreas uma vez que resguardo e meato envolvente. O brasiliano igualmente reforçou o invitação a Macron para que faça sua primeira visitante solene ao Brasil e ouviu do europeu que há presságio de que essa ensejo ocorra no adiante semestre de 2024.

Brasil e França firmaram uma parceria estratégica em 2006 para provocar o conversa político e as relações econômico-comerciais. Os dois países possuem ainda cooperação nas áreas de resguardo, dimensão, pujança nuclear e prolongamento sustentável. A parceria igualmente contempla atenção, ciência e tecnologia, temas migratórios e transfronteiriços.

Em 2022, o negócio bilateral movimentou tapume de US$ 8,45 bilhões em mercadorias.

Arábia Saudita

Lula igualmente conversou, pela primeira turno, com o alteza herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. Os representantes sauditas indicaram ao presidente Lula que desejam aumentar investimentos no Brasil, mormente na extensão de petróleo e gás e igualmente nas fontes verdes, salvo reaver uma agenda mercantil que ficou paragem nos últimos anos.

Igualmente ficou estipulado que uma cedência de empresários e autoridades sauditas deve visitar o Brasil em fugaz para saber a mesa de projetos do Actual Programa de Aceleração do Prolongamento (PAC) que estão abertos a investimentos estrangeiros. Essa agenda será discutida pelos ministérios das Relações Exteriores de ambos os países.

“Segundo o presidente Lula, o crescimento dos investimentos sauditas no Brasil é bem-vindo e pode ser importante no processo de transição para uma economia mais sustentável, com destaque para setores de alta tecnologia, como o desenvolvimento de motores híbridos e também em hidrogênio verde”, explicou o Palácio do Meseta, em nota.

As relações comerciais entre os dois países vêm crescendo ano a ano e, em 2022, o massa comercializado chegou a US$ 8,2 bilhões.

Na cavaco, o presidente brasiliano igualmente deu as boas-vindas à Arábia Saudita uma vez que moderno país-membro do Brics. A país mouro faz fracção do bando de seis novos integrantes oficializados em agosto, juntamente com a Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã. Até portanto, o conjunto de países emergentes época educado somente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Meridional.

Link da ponto

O que você achou?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x