Ibovespa

Ibovespa sobe quase 1% e bate maior nível intradia desde julho de 2021

O Ibovespa, o principal índice de ações da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, alcançou na tarde desta quinta-feira (30/11) os 127.398,69 pontos, máxima intradia desde 16 de julho de 2021. No dia, a alta é de quase 1%.
Com isso, o índice caminha para uma valorização acumulada de mais de 12% neste mês. Se confirmado, o desempenho pode ser o melhor desde novembro de 2020, quando o Ibovespa acumulou alta de 15,90%.
Dois indicadores concentram a atenção os investidores na sessão de hoje: os dados sobre o mercado de trabalho no Brasil, divulgados na Pnad, e novas informações sobre a inflação nos EUA, com a divulgação do PCE.

Inflação nos EUA

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, da sigla em inglês) nos Estados Unidos ficou estável em outubro, depois de avançar 0,4% no mês anterior. A taxa anualizada ficou em 3%, também uma perda de ritmo na comparação com setembro, quando avançou 3,4%.

Segundo analistas, os números divulgados hoje reforçam a expectativa de que a economia dos Estados Unidos vai perder força no 4º trimestre, após o ritmo de crescimento mais forte em quase dois anos. Isso aumenta as expectativas quanto ao início do ciclo de afrouxamento monetário pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano.

Inflação controlada: como os Bancos Centrais definem a taxa de juros?

O PCE é o indicador de preços mais observado pela autoridade monetária dos EUA para tomar suas decisões sobre juros no país. Hoje, as taxas estão entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Emprego no Brasil impulsiona Ibovespa

O desemprego voltou a cair no Brasil e atingiu 7,6% no trimestre encerrado em outubro, a menor taxa desde fevereiro de 2015. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o resultado ficou abaixo dos três meses anteriores, quando o desemprego ficou em 7,9%. No mesmo trimestre do ano passado, o valor era de 8,3%.

Além disso, pela primeira vez na história da pesquisa do IBGE, iniciada em 2012, o número de trabalhadores ocupados no país atingiu 100,2 milhões de pessoas no trimestre encerrado em outubro.

*Com Agência Estado e Inteligência Financeira

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Link da matéria