Ibovespa alcança máxima histórica, acima de 131 mil pontos

O Gestor

Painel bolsa. Foto: Divulgação B3

Na esteira do otimismo com a trajetória para a política monetária dos Estados Unidos, o Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (14/12) e sustenta-se acima dos 130 mil pontos pela maior parte da sessão até agora. Mais cedo, o índice chegou a bater a máxima histórica intradia de 131.259,81. Caso se mantenha além de 130.776,27 pontos, esse poderá ser o maior nível de fechamento já registrado pelo índice.

Selic a 11,75%: o que fazer com os meus investimentos?

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

No ano, a rentabilidade acumulada é de 19,2%, o melhor desempenho desde 2019.

Ambas as marcas históricas – a quebrada e a que está para ser rompida – retrocedem a 7 de junho de 2021. No pior momento desse intervalo de pouco mais de dois anos e meio, o Ibovespa chegou a tocar os 95.266,94 no intradia, na sessão de 15 de julho de 2022, e 96.120,85 em fechamento, na sessão anterior, em 14 de julho.

Copom reduz Selic a 11,75% e sinaliza novos cortes de 0,5 p.p. nas próximas reuniões

A projeção do mercado é de que o giro financeiro na Bolsa se aproxime de R$ 40 bilhões no fechamento de hoje. O alto volume indica confiança dos investidores em um rali sustentável, mesmo com a cautela mostrada ontem pelo Copom com relação ao ritmo de cortes da Selic nos meses à frente, mantido no atual meio ponto porcentual.

Bolsas estrangeiras também operam em alta

O otimismo no Brasil reflete o humor dos mercados internacionais nesta quinta-feira. Nos Estados Unidos, os índices das bolsas de Nova York também bateram máximas.

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor em 3 anos; entenda os impactos

No mercado de câmbio, o dólar perde força frente às principais moedas. O índice DXY, que mede a moeda norte-americana frente a uma cesta de seis rivais, cai mais de 1%, com o euro e a libra em forte valorização. Esse movimento acontece após os dirigentes do Banco Central Europeu e do Banco Central da Inglaterra afirmarem que ainda não discutem cortes de juros. Ontem, Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve, dos EUA, afirmou que o comitê de política monetária já começa a discutir a redução das taxas, ainda que com cautela.

Os juros dos Treasuries operam em queda queda, particularmente na ponta longa da curva, à medida que investidores digerem decisões monetárias do Fed, BCE e BoE. Mais cedo, o juro da T-note de 10 anos renovou menor nível desde julho de 2023 – na mínima intradia a 3,884% – e o do T-bond de 30 anos renovou menor nível desde agosto deste ano – na mínima a 4,029%.

*Com Agência Estado

Quer entender o que é macroeconomia e como ela afeta seu bolso? Acesse o curso gratuito Introdução à Macroeconomia, no Hub de Educação da B3.

Link da matéria

O que você achou?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x