Copom define nesta quarta-feira taxa básica de juros

O Gestor

Copom define nesta quarta-feira taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Médio (BC), define, nesta quarta-feira (20), em Brasília, a taxa básica de juros, a Selic. Na sexta agregação de 2023, a expectativa é que o órgão reduza a taxa dos atuais 13,25% ao ano para 12,75% ao ano. Esse deverá ser o segundo mutilação a começar de agosto, quando a domínio monetária interrompeu o ciclo de tormento monetário defronte da resistente precipício da inflação nos últimos meses. Copom define nesta quarta feira taxa basica de jurosCopom define nesta quarta feira taxa basica de juros

Na ata desse derradeiro abalroação, os membros do colegiado já previam cortes de 0,5 matéria nas próximas reuniões. Segundo o documento, o órgão avalia que esse será o compasso apropriado para sustentar a política monetária contracionista (juros que desestimulam a economia) necessária para controlar a inflação.  

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Segundo a edição mais hodierno do Boletim Focus, indagação hebdomadário com analistas de mercado, a taxa básica realmente cairá 0,5 matéria percentual, embora algumas instituições projetem mutilação de até 0,75 matéria. A expectativa do mercado financeiro é que a Selic encerre o ano em 11,75% ao ano. 

Inflação 

Na ata da última agregação, o órgão igualmente informou que a evolução do cenário econômico e a resistente precipício da inflação permitiram “acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”. Posteriormente uma sucessão de comunicados duros no exórdio do ano, em que nunca descartava a casualidade de requintar a Taxa Selic, o Copom mudou de toada por nascimento do actuação dos preços. 

Apesar do recuo da inflação, o Copom informou que alguns preços ainda estão subindo ou caindo menos que o conjecturado. De pacto com o órgão, a domínio monetária reduzirá os juros de formato conservadora. 

Com a resistente desaceleração dos índices de preços nos últimos meses, as expectativas de inflação têm derrubado. Segundo o Focus, a estimativa de inflação para levante ano passou de 4,93% para 4,86%. 

Em agosto, puxada por domicílio e saúde, o IPCA ficou em 0,23%, segundo o Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de apressar em lista a julho, o indicador ficou inferior das previsões por nascimento da precipício do relevância dos vitualhas. Com o produto, o indicador acumulou subida de 3,23% no ano e de 4,61% nos últimos 12 meses. 

Para levante ano, a branco de inflação que deve ser perseguida velo BC – definida velo Juízo Monetário Pátrio (CMN) – é de 3,25%, com distância de contemporização de 1,5 matéria percentual para basta ou para reles. Ou seja, o baliza aquém é 1,75% e o alto é 4,75%. Para 2024 e 2025, as metas são de 3% para os dois anos, com o mesmo distância de contemporização. 

No derradeiro Relatório de Inflação, sabido no claro de junho velo Banco Médio, a domínio monetária reconhece a casualidade de ligeiro estampido da branco de inflação neste ano. No documento, a estimativa é que o IPCA atingirá 5% levante ano. O convizinho relatório será sabido no claro de setembro. 

Taxa Selic 

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos velo Erário Pátrio no Ordem Próprio de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de menção para as ademais taxas da economia. Ela é o necessário utensílio do Banco Médio para sustentar a inflação por baixo de controle. O BC atua diariamente por canal de operações de mercado desobstruído – comprando e vendendo títulos públicos federais – para sustentar a taxa de juros próxima do relevância definido na agregação. 

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a intento é sofrear a demanda aquecida, e isso nascimento reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o confiança e estimulam a poupança. Porém, lá da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, porquê linha de inadimplência, ágio e despesas administrativas. Desse laia, taxas mais altas igualmente podem entravar a dilatação da economia.   

Ao recapitular a Selic, a inclinação é que o confiança fique mais barato, com incitação à artefacto e ao consumo, reduzindo o controle a cerca de a inflação e estimulando a atividade econômica.   

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No adiante dia do abalroação, são feitas apresentações técnicas a cerca de a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o actuação do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, instruído pela diretoria do BC, analisam as haveres e definem a Selic.



Com informações daAgência Brasil

O que você achou?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x