confira a previsão para a estação — Ministério da Agricultura e Pecuária

confira a previsão para a estação — Ministério da Agricultura e Pecuária

A primavera no Hemisfério Meridional começa no dia 23 de setembro, às 3h50, e termina no dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27 (horário de Brasília).

A primavera é marcada por uno fase de passagem entre as estações seca e chuvosa no setor médio do Brasil. Igualmente é executável atentar o método de concentração de umidade advento da Amazônia, que define a jeito do fase pluvial nas regiões Meio-Ocidente e Sudeste e em porção do centro-sul da Distrito Setentrião (ar 1a).

Durante a estação, os acumulados de água no setentrião da Distrito Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros (mm), especialmente, no setentrião do Piauí e noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em espaçoso porção da Distrito Setentrião, interno do Nordeste e em alguns pontos da porção médio do Brasil (ar 1b).

Os primeiros episódios da Zona de Centralização do Atlântico Meridional (ZCAS) podem acontecer durante a primavera, com água no Sudeste, Meio-Ocidente, Amargo e Rondônia. Já na Distrito Meridional, podem acontecer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados à acontecimento de chuvas fortes, rajadas de ventania, descargas atmosféricas e acidental saraiva.

Com o gradativo acrescento da água em espaçoso porção do Região nesta idade do ano, ocorre o abertura do plantio das principais culturas de estio.

Confira o Augúrio Climatológico de PRIMAVERA/2023 para todas as regiões cá.

O Inmet é uno órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Planta) e representa o Brasil coadunado à Organismo Meteorológica Mundial (OMM) a começar de 1950.

Informações à Prensa
prensa@acetoso.gov.br

Link da assunto