Agência BNDES de Notícias – Publicação registra debate realizado no evento Empoderamento negro para transformação da economia

O Gestor

Agência BNDES de Notícias - Publicação registra debate realizado no evento Empoderamento negro para transformação da economia

Lançada na semana da Consciência Negra, a publicação “Empoderamento negro para transformação da economia” é um registro das reflexões e aprendizados compartilhados durante o evento de mesmo nome, realizado em maio de 2023, no Teatro BNDES.

O seminário organizado pelo BNDES em parceria com a Open Society Foundations (OSF) teve como objetivo principal discutir os impactos positivos da diversidade étnico-racial nos setores financeiro e empresarial do Brasil.  

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

A palestra magna foi proferida pelo economista e doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, Mário Theodoro, e baseada em sua mais recente publicação: “A sociedade desigual – racismo e branquitude na formação do Brasil”.

Os debates foram organizados em três painéis. O primeiro teve como tema uma análise da evolução das ações afirmativas no país: “Da Lei de Cotas ao engajamento corporativo voluntário”. Já o segundo painel, intitulado “Capital a serviço da diversidade”, buscou avaliar a circulação do capital na comunidade negra e os desafios para garantir que o capital esteja a serviço do empoderamento negro. 

O último painel, “Como avançar? A política de Black Economic Empowerment da África do Sul”, abordou especificamente a experiência do país na implementação da política de empoderamento pós-regime do apartheid, conhecida pela sigla BEE (do inglês black economic empowerment).

O evento contou ainda com a participação da Keynote speaker Flávia Oliveira, jornalista, comentarista da Globo News e colunista do jornal O Globo.

Acesse aqui a publicação

Conteúdos relacionados

Empoderamento negro: entrevista com Mario Theodoro

Iniciativa Viva Pequena África

Consciência Negra: BNDES anuncia novas ações para a região da Pequena África, no Rio





Link da matéria

O que você achou?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x