Agência BNDES de Notícias – Como o BNDES mede seu impacto?

O Gestor

Agência BNDES de Notícias - Como o BNDES mede seu impacto?

No Texto para Discussão 155 – “Como medir impacto? A ferramenta Scoring de Impacto (SIm) do BNDES”, os economistas Ricardo Barboza, Fábio Roitman, Sandro Peixoto e Antonio Marcos Ambrozio apresentam o instrumento desenvolvido pelo Banco com o propósito de mapear impactos econômicos, sociais e ambientais de projetos de investimento.

Como banco de desenvolvimento, o BNDES deve não só trazer benefícios para os clientes envolvidos diretamente nas operações apoiadas, mas também para a sociedade como um todo, gerando externalidades positivas. Assim, os retornos sociais do apoio concedido deveriam superar os retornos privados.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Mensurar benefícios sociais, no entanto, não é uma tarefa trivial. Para desenvolver sua própria metodologia, o BNDES considerou diferentes benchmarks internacionais, assim como experiência anterior com outra metodologia também desenvolvida internamente: a tese de impacto de investimento em projetos (Tiip), ambos apresentados no texto.

A Ferramenta SIm tem o objetivo de identificar efeitos econômicos, sociais e ambientais de projetos, atribuindo uma pontuação que reflita seu mérito em relação aos impactos para a sociedade. É uma ferramenta de impacto ex ante, cuja aplicação se dá antes da aprovação de uma operação de crédito, no momento da tomada de decisão pelo gestor público. Foi desenvolvida para complementar um amplo sistema de monitoramento e avaliação de efetividade já existente no BNDES, que envolve a definição e monitoramento de indicadores associados ao apoio, bem como avaliações de impacto, que tentam medir os efeitos causais ex post da atuação do Banco.

A ferramenta pode contribuir também para o debate público sobre como promover alocação eficiente de subsídios para projetos com externalidades positivas, além de poder ser referência para outras instituições preocupadas com impacto social, como bancos públicos, bancos de desenvolvimento regionais, instituições de fomento, entre outras.

> Baixe aqui o estudo. 

 

Conteúdos relacionados:  

Ao ampliar arrecadação, programa do BNDES induz municípios a mais investimento social, mostra estudo. 

 

Relatório de Efetividade do BNDES destaca os efeitos de suas ações para a sociedade

 

Estudo mostra impacto do BNDES na produtividade agropecuária





Link da matéria

O que você achou?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Iremos adorar sua opinião, comente.x