Agência BNDES de Notícias - A expansão do mercado de capitais brasileiro e a atuação do BNDES

Agência BNDES de Notícias – A expansão do mercado de capitais brasileiro e a atuação do BNDES

Novo Texto para Discussão, intitulado “O BNDES e o mercado de capitais: esclarecimentos para o debate público no Brasil”, apresenta e discute alguns pontos da relação entre BNDES e mercado de capitais que vêm sendo negligenciados ou abordados de maneira superficial no debate público.

O estudo parte da constatação de que, entre 2016 e 2022, a captação de recursos por meio do mercado de capitais nacional viveu forte expansão – saindo de 2% e atingindo 5,5% do PIB –, ao mesmo tempo em que ocorreu redução do crédito no BNDES. Os dois movimentos são frequentemente interpretados como uma evidência de substituição de fontes, ou seja, firmas que antes pegavam empréstimos no BNDES tonaram-se tomadoras de recursos no mercado de capitais.

O Texto para Discussão, porém, traz cinco evidências que indicam que, além de essa ser uma hipótese superestimada, a substituição parcial do BNDES pelo mercado de capitais pode ter consequências negativas atualmente ignoradas. Mais ainda, os pontos discutidos no estudo sugerem que o Banco poderia coexistir com um mercado de capitais dinâmico para assegurar a funcionalidade do sistema financeiro ao desenvolvimento econômico do país.

O Texto para Discussão nº 153, “O BNDES e o mercado de capitais: esclarecimentos para o debate público no Brasil”, é de autoria de Ricardo Barboza (BNDES/FGV-IBRE), Ernani Torres (UFRJ/Cebri), Letícia Magalhães (BNDES), Norberto Martins (UFRJ/CNPq), Thiago Pereira (BNDES) e Victor Libera (UFRJ). 

[ad_2]

Link da matéria